A enigmática Polónia, à descoberta de Varsóvia

Capital da Polónia, que em tempos viveu perseguições e quase foi destruída pelos nazis, actualmente Varsóvia é cheia de vida e muito convidativa. Está dividida entre a cidade antiga – Stare Miasto e a Cidade Nova – Nowe Miasto.

Para conhecer bem a cidade a sugestão que dou é fazeres a Rota Real que começa no Castelo Real e termina no Palácio de Willanow.

Podes então começar esta aventura na Praça do Castelo Real.

De seguida podes percorrer a famosa rua Krakowskie Przedmiescie, que contem ilustres edifícios como o palácio presidencial, universidade e várias igrejas. Posteriormente irás passar por Nowy Swiat, uma rua charmosa onde encontrarás vários bares, cafés, restaurantes e lojas.
Já na parte nova da cidade não podes perder o monumento ao soldado desconhecido e o Palácio da Cultura e Ciência – Palac Kultury i Nauki. Este palácio é o edifício mais alto da cidade e é possível subir ao terraço e desfrutar de uma vista panorâmica. No entanto o edifício suscita controvérsia entre os polacos por ser um símbolo da denominação soviética, já esteve para ser demolido diversas vezes.
 Depois de Varsóvia rumei para um novo destino –  Awschwitz.

Como já disse anteriormente (no post relativo a Cracóvia) esta viagem pelo Leste Europeu vale muito a pena, não só pela sua densidade histórica mas também pela sua beleza enigmática e todo o ambiente envolvente.

Curiosidades:
– A moeda utilizada é o Zloty e em média é tudo muito mais barato em comparação ao euro
– Na Polónia é proibido beber álcool em espaços públicos
– Os transportes públicos são pouco pontuais
– Todos os peões cumprem rigorosamente a sinalização na estrada (Ex: mesmo às 2h da manhã e não havendo carros na estrada esperam o sinal verde para atravessar)
– A cultura e horários são diferentes, os dias começam muito cedo (para aproveitarem mais luz natural) e consequentemente terminam mais cedo (escurece a meio da tarde).

Podes ficar já a conhecer algumas palavras que te podem vir a ser úteis:

Sim: Tak

Não: Nie ( Pronuncia-se: Nié)

Obrigado: Dziękuję (Pronuncia-se: Djinkuiah)

Boas viagens!

You may also like

Leave a Reply