Polónia, Auschwitz

Desci na estação de comboios Auschwitz ou Oswiecim – nome original da cidade em polaco e caminhei por uns 10 minutos.

Parei e olhei, fiquei imóvel durante uns segundos. Cá estou eu, na entrada do campo de concentração de Auschwitz, palco das maiores atrocidades da historia mundial, onde ocorreu o extermínio de milhares e milhares de judeus, ciganos, homossexuais e opositores ao regime político, durante a segunda guerra mundial.

A sensação de passar pelos portões de entrada de Auschwitz é estranha, não tem como não o ser, ao fim ao cabo depois de tantos filmes que já vi a retratar os horrores que aqui aconteceram estou neste momento prestes a ver tudo com os meus próprios olhos, sentir e principalmente reflectir.

Existem dois campos de concentração, o Auschwitz I e o Auschwitz -Birkenau que fica 3 km mais à frente .

Para visitar os campos aconselho a visita guiada que inclui áudio e transfer entre os dois campos. A visita tem a duração média de 4 horas e o preço total rondam os 5€ (extremamente barato, eu sei). Importa referir que eu não fiz nenhuma reserva prévia, cheguei , comprei os bilhetes e esperei pelo horário da visita guiada.

 

Auschwitz -Birkenau

Não é possível qualificar esta visita, é uma experiência que só faz sentido pessoalmente, por muito que tente retratar nada conseguirá explicar o verdadeiro sentimento.

Despedi-me de Auschwitz ao mesmo tempo que o dia se despedia de nós, e com ele levou a minha aventura pela Polónia, que afirmo com toda a convicção que foi em todos os aspectos uma boa surpresa.

Boas viagens!

You may also like

Leave a Reply