Preparar uma viagem em 7 passos

Vais viajar? Ou queres viajar mas não sabes como te organizar? Então este post é especialmente para ti.

Pois é, não basta “enfiares-te” no avião e seguir viagem, há uns quantos pontos a ter em atenção antes de tudo.

Ora, vamos por partes:

1. Escolher o destino

Como é óbvio tudo começa por escolher o destino, sei que devem estar a pensar: “isso é tão óbvio Catarina” mas não é bem assim. Escolher o destino implica antes de mais decidir se pretendes uns dias de praia, campo, cidade, montanha; por outro lado quantos dias; se pretendes países desenvolvidos ou países de 3º mundo, ou seja há uma panóplia de escolhas que diria infinitas, mas esse “trabalho” tem de ser feito por cada um consoante os seus gostos pessoais.

No entanto onde eu posso ajudar é no “pós-escolha do destino”, quero eu dizer que depois de seleccionado o destino deves ter algumas preocupações, a minha dica é que pesquises informações sobre o país, especialmente se existem monções, para conjugar com as datas que pretendes e não seres apanhado de surpresa, se existem conflitos de guerra e/ou se é necessária alguma documentação específica.

2. Documentos de identificação

É importante saberes se precisas de passaporte ou se o cartão de cidadão é suficiente. Se fores português podes viajar livremente pela Europa apenas com o cartão de cidadão, para os restantes países do mundo precisarás de um passaporte válido. Consoante o destino precisas de verificar se é requerido ou não um visto de entrada, caso seja certifica-te que tratas das “burocracias” a tempo e horas (daí ser importante a pesquisa sobre o país que referi no ponto acima).

3. Consulta do Viajante

A consulta do viajante é muito importane (através do sistema nacional de saúde ou no Instituto de Medicina Tropical em Lisboa) especialmente para viagens mais longas e para países que requerem maiores cuidados, podendo ser necessário a toma de algumas vacinas (normalmente com algumas semanas/mês de antecedência).

Para além da consulta aconselho-te a levares um pequeno Kit farmácia, espreita aqui para saberes o que não te pode faltar.

4. Compra de bilhetes

Finalmente chega o momento de pesquisar e comprar os bilhetes, sugiro-te o site momondo que faz uma pesquisa dos voos comparando datas e companhias aéreas.

5. Estadia

Mais uma vez tudo depende do que pretendes, se mais ou menos conforto, se mais ou menos privacidade e do teu orçamento. Pesquisa no Booking, Airbnb, Hostelworld.

6. “Reconhecimento do destino”

Este ponto está associado a duas vertentes, por um lado deve existir uma pesquisa do destino para saber mais sobre a cultura, costumes, o que deves ou não fazer de forma a estares a par e acima de tudo respeitar a vivência local, por exemplo: na índia um casal deve saber que não é apropriado andar a passear de mãos dadas na rua; as mulheres devem andar mais “tapadas”, não se cumprimenta as pessoas com dois beijinhos, apenas com um aperto de mão ou um simples olá, entre muitas outras curiosidades.

Por outro lado esta pesquisa serve também para fazer a gestão do que pretendes visitar, os principais pontos turísticos, horários de visitas, preços, e elaborar roteiros por mais simples que sejam, assim não perde tempo a obter essas informações durante a viagem.

7. Fazer a mala

A viagem está mesmo à porta e quando chega a hora de “empacotar” começam a surgir dúvidas. Mais uma vez tudo vai depender do tipo de viagem, se vais andar em movimento podes optar por uma mochila se por outro lado fores para um hotel ou casa podes levar uma mala tipo trolley.

Quer escolhas mala ou mochila, se a viagem for de avião deves previamente saber o que podes ou não levar, vê este post para ficares a par de tudo. No entanto tenta reduzir a quantidade de roupa que levas porque temos sempre tendência a levar coisas a mais.

Já está na hora de partir? Aguenta só mais uns minutinhos e vê aqui as apps que te podem facilitar a vida.

Agora sim, tens tudo o que precisas.

Boas viagens!

You may also like

Leave a Reply